
Proximidade e distância. Muitas vezes, mesmo face a face, a distância se estabelece entre professores e estudantes e mesmo entre estudantes e estudantes. A proximidade, mais do que algo que possa se medir pela presença física apenas, está ligada também a um COMPROMETIMENTO com o outro e com o que estamos fazendo no momento.
É indiscutível que a presença das tecnologias ganhou uma grande força na contemporaneidade mas será que ela é sinônimo de ampliação do conhecimento efetivamente?! Penso que isso vai depender de como nos relacionamos com o conhecimento e as experiências de construi-lo coletivamente. O que acham?!
E então? quem vai postar suas contribuições para estreitar nossa distância?
Querida Adriana,Tudo que surge tecnologicamente posso dizer que de uma certa forma abre uma porta para o desenvolvimento ou para um futuro melhor.
ResponderExcluirAgora esse conhecimento efetivo que vc retrata me permite observar que é exatamente aí que temos que ser mais intimos com a tecnologia,ou seja tentar conhece-la ,se aprofundar mais,como seria possivel fazer um curso de EAD se eu não tivesse uma base informatica? Seria muito dificil hoje pegar um avião e ir ate ai falar com vc, mais a tecnologia junto com minha base de informatica me faz falar com vc e te ver e outra coisa muito interessante,as vezes quando vc escreve eu sinto que tem dias que vc ta alegre d+,ou preocupada,ou concentrada - será que me entende ? Isso é o contato virtual que nos aproxima atraves desta distancia. Beijos.
Ilithya (aliás, gente, a identidade secreta de "ensinosemdistância" é a Ilithya! (risos) A aprendizagem é um fenômeno que merece muito estudo, não é mesmo?! Penso que, seja no ensino presencial, seja no ensino a distância, compreender que o conhecimento exige essa relação intima com os objetos a conhecer é muito importante. Definitivamente não aprendemos por mera transmissão, precisamos nos envolver, debater, relacionar com o conhecimento. bjo
ResponderExcluirEmbora exista ainda certa desconfiança, seja dos usuários, seja pelo lado de uma ala de professores menos ligados à real abrangência da comunicação tecnológica, o ensino a distância vem se tornando cada dia mais uma prática essencial para quem busca o conhecimento. Com a popularização da internet, a modalidade vem se aprimorando, tornando-se uma atividade acessível e, mais importante ainda, recebendo o reconhecimento dos órgãos de educação competentes, como o Ministério da Educação (MEC).No entanto, a interação precisa ser recíproca por todos os envolvidos, a proximidade e interação depende da co-responsabilidade de cada um.
ResponderExcluir