segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mudanças no Vestibular

Embora tente ser dialetica, construtivista.No fundo sei que sou conservadora.
Sei que o Brasil possui uma divida enorme para com os negros, para com a melhoria da qualidade de ensino das escolas e universidades publicas.No entanto, a criação de um sistema de cotas e inadmissível.E um acumulo sem fim de dividas e vai levar tempo para liquida-las.
Cota para deficiente, para negro , para índio...Será que estamos no caminho certo.
Estimular a segregação através da única via de libertação que e a educação, não me parece a direção correta a ser seguida.Estamos envoltos em um oceano de teorias,em que acabamos por perder a noção do pragmatismo,daquilo que precisa ser solucionado com rapidez.
O Vestibular vai sofrer mudanças...
Confesso que gostei,não concordei com tudo.Acredito que as faculdades,escolas e alunos necessitam de um período de adaptação.Todavia o debate acerca do sistema de cotas ainda precisa ser rediscutido.Ainda esta bem longe do ideal democrático defendido por correntes educacionais.Onde esta a igualdade de oportunidades educacionais.
E superlotando faculdades privadas com bolsas do Prouni(não sou contra este programa),com turmas lotadas.
Tenho um exemplo concreto.Uma pessoa do meu ciclo social estava concluindo o curso de Direito em uma universidade particular aqui em São Luís-MA.Não teve sequer um orientador, no dia da apresentação do seu TCC. Absurdo! Paga caro e não tem um orientador.Revoltante!Vergonhoso!
O segundo exemplo foi o ultimo exame da OAB em São Luís-MA.De três mil inscritos, apenas 180 candidatos tiveram condições de obter aprovação.Trata-se de uma prova em que não concorrência.Questiono-me, onde esta o equivoco.
Precisamos fazer alguma coisa,afinal somos cientistas da educação e fizemos um juramento.Que jamais percamos a força de lutar pela melhoria da educação.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CRÔNICA: O ACORDO ORTOGRÁFICO

O ACORDO?
Luciano Freire
______________________________________________________________________


O Acordo Ortográfico nos trouxe reflexões pertinentes. Diante do Sacconi, sacamos as novas alterações ortográficas, e, com o Bechara, vimos as brechas para o aprender, que será sacramentado com o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). No entanto, na retrospectiva dos Acordos, palavras como: “MUITO OBRIGADO”, “PEDIDO DE DESCULPA”, “COM A SUA LICENÇA”, “BOM DIA”, “BOA TARDE”, “BOA NOITE”, “PERDÃO”, nunca sofreram alterações ortográficas, mas no acordo do convívio social estão em extinção, sendo cada vez mais raras de serem pronunciadas, caindo no desuso da “racionalidade humana”.
Somos separados por paredes, convicções, prédios, repartições, subsetores, mas na Unidade Institucional, somos hifenizados pelo ideal de atender bem o público, de prestar nossos serviços com qualidade, comprometimento e solidariedade. Contudo, temos a esperança dessas palavras serem sacramentadas no nosso cotidiano pela FHuLP (Forma Humana de Lidar com as Pessoas).
E por falar em Acordo, ao acordarmos todos os dias, não esqueçamos o que temos de mais precioso_ A ESSÊNCIA DE SERMOS GENTE_.

domingo, 10 de maio de 2009

ESSE BLOG ESTÁ CARENTE!!!




Olá pessoal, um Blog se alimenta das postagens de seus "donos" e dos que o lêem. Nosso Blog, coitado, está carente! Postem mensagens, textos, imagens, o que desejarem, vamos fazer desse espaço uma oportunidade de troca!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CONHECENDO UM POUCO CIPRIANO LUCKESI

Queridos, vejam o professor Cipriano Luckesi abordando o tema da investigação na avaliação, de forma bem prática ele exemplifica a questão da investigação com vistas a intervenção. Apreciem e comentem!!!

http://www.youtube.com/watch?v=slL3EW7ntAE&feature=related

terça-feira, 28 de abril de 2009

PROXIMIDADE E DISTÂNCIA: DESAFIOS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS


Proximidade e distância. Muitas vezes, mesmo face a face, a distância se estabelece entre professores e estudantes e mesmo entre estudantes e estudantes. A proximidade, mais do que algo que possa se medir pela presença física apenas, está ligada também a um COMPROMETIMENTO com o outro e com o que estamos fazendo no momento.
É indiscutível que a presença das tecnologias ganhou uma grande força na contemporaneidade mas será que ela é sinônimo de ampliação do conhecimento efetivamente?! Penso que isso vai depender de como nos relacionamos com o conhecimento e as experiências de construi-lo coletivamente. O que acham?!
E então? quem vai postar suas contribuições para estreitar nossa distância?

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bem-vindos

Olá queridos,

Esse é o nosso BLOG.
Podem colocar sua ideias a partir de agora.
Não esqueçam de colocar as fotos (por favor)