Embora tente ser dialetica, construtivista.No fundo sei que sou conservadora.
Sei que o Brasil possui uma divida enorme para com os negros, para com a melhoria da qualidade de ensino das escolas e universidades publicas.No entanto, a criação de um sistema de cotas e inadmissível.E um acumulo sem fim de dividas e vai levar tempo para liquida-las.
Cota para deficiente, para negro , para índio...Será que estamos no caminho certo.
Estimular a segregação através da única via de libertação que e a educação, não me parece a direção correta a ser seguida.Estamos envoltos em um oceano de teorias,em que acabamos por perder a noção do pragmatismo,daquilo que precisa ser solucionado com rapidez.
O Vestibular vai sofrer mudanças...
Confesso que gostei,não concordei com tudo.Acredito que as faculdades,escolas e alunos necessitam de um período de adaptação.Todavia o debate acerca do sistema de cotas ainda precisa ser rediscutido.Ainda esta bem longe do ideal democrático defendido por correntes educacionais.Onde esta a igualdade de oportunidades educacionais.
E superlotando faculdades privadas com bolsas do Prouni(não sou contra este programa),com turmas lotadas.
Tenho um exemplo concreto.Uma pessoa do meu ciclo social estava concluindo o curso de Direito em uma universidade particular aqui em São Luís-MA.Não teve sequer um orientador, no dia da apresentação do seu TCC. Absurdo! Paga caro e não tem um orientador.Revoltante!Vergonhoso!
O segundo exemplo foi o ultimo exame da OAB em São Luís-MA.De três mil inscritos, apenas 180 candidatos tiveram condições de obter aprovação.Trata-se de uma prova em que não há concorrência.Questiono-me, onde esta o equivoco.
Precisamos fazer alguma coisa,afinal somos cientistas da educação e fizemos um juramento.Que jamais percamos a força de lutar pela melhoria da educação.

